Trinta e sete suspeitos ligados à facção Comando Vermelho foram presos na manhã desta terça-feira (4) durante a Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil na Bahia e no Ceará.
Em Salvador, um dos investigados reagiu à abordagem no bairro do Uruguai, foi baleado e morreu após ser socorrido ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho. Outros 34 suspeitos foram presos em diferentes bairros da capital, entre eles Liberdade, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. Também houve prisões em Aratuípe (BA) e Eusébio (CE).
A operação cumpriu 46 mandados de busca e apreensão, bloqueou 51 contas bancárias e resultou na apreensão de armas e porções de maconha, crack e cocaína.
Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os alvos são suspeitos de homicídios e da expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades baianas. A operação deve contribuir para esclarecer cerca de 30 assassinatos na capital.
Com apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), a ação teve como objetivo enfraquecer a estrutura criminosa, prender lideranças e interromper o fluxo financeiro do grupo.
Mais de 400 policiais civis e militares participaram da operação, que contou com equipes de diversos departamentos da Polícia Civil, além do Denarc do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA). A Polícia Militar atuou com efetivos do Bope, BPatamo, BPChoque, Batalhão Gêmeos, Apolo, TOR, Esquadrão Águia, Cipe/Polo e Rondesp Central, Atlântico e BTS.

