Home
/
Notícias
/
Salvador
/
Plano de saúde e clínicas de Salvador são alvo de operação por atender crianças com autismo de forma irregular
Plano de saúde e clínicas de Salvador são alvo de operação por atender crianças com autismo de forma irregular
Por Redação
21/10/2025 às 12:00

Foto: Reprodução
Um plano de saúde com atuação nacional e clínicas conveniadas responsáveis pelo atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram alvo de uma operação da Polícia Civil por supostas irregularidades.
A Operação Neurodignos foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), e cumpre sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, em clínicas situadas nos bairros da Pituba, Stiep, Barra, Trobogy, Garibaldi e Ondina, em Salvador.
As investigações apuram a ocorrência dos crimes de estelionato, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão e publicidade enganosa.De acordo com a apuração da Decon, algumas clínicas investigadas anunciavam a oferta de atendimento multidisciplinar especializado, composto por profissionais como terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos, mas, em muitos casos, não possuíam os especialistas habilitados indicados nas divulgações.
As denúncias também apontam práticas como a chamada “navegação abusiva”, quando o plano de saúde interrompe o tratamento e redireciona a criança para outra clínica sem justificativa técnica, prejudicando a continuidade terapêutica e o vínculo entre paciente e equipe.
Outro ponto identificado é a substituição indevida de métodos prescritos, como a recusa em aplicar formas de tratamento mesmo diante de relatório médico.
Relacionadas
Centro Universitário promove mutirão de serviços gratuitos na orla de Salvador
20/10/2025 às 06:32
Por Redação
Projeto propõe que pais acompanhem crianças atípicas antes das aulas em Salvador
19/10/2025 às 06:40
Por Redação