O anúncio de que os Estados Unidos abriram uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil — incluindo os serviços de pagamento eletrônico — provocou uma enxurrada de memes no X (antigo Twitter). A campanha não oficial “O Pix é nosso” viralizou, e até o perfil oficial do governo brasileiro (@govbr) entrou na brincadeira: “Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu?”.
Nas redes, internautas compartilharam imagens de Donald Trump, responsável pela ordem da investigação, e até memes com ex-jogadores de futebol em poses sensuais, com frases como “Tire a mão do meu Pix”. Em outra postagem, um biscoito da sorte reforçava: “O Pix é do Brasil”.
A investigação foi formalizada pelo representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, no relatório “Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. O texto não cita o Pix diretamente, mas menciona “serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo” que supostamente criariam vantagens competitivas.
Uma das hipóteses levantadas é que o Banco Central teria favorecido o Pix em 2020, barrando a operação do WhatsApp Pay, serviço ligado à Meta — empresa de Mark Zuckerberg, aliado político de Trump.