Tarifa imposta por Trump atinge café baiano e preocupa setor agropecuário
Por Redação
30/07/2025 às 17:23

Foto: Foto: Reprodução | Wenderson Araujo/Trilux/Flickr CNA/Divulgação
Apesar de cerca de 700 produtos brasileiros terem ficado isentos das novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, itens como carne e café acabaram incluídos na lista de taxação. A medida impacta diretamente a Bahia, que tem no mercado norte-americano um dos principais destinos da sua produção cafeeira.
De acordo com um relatório recente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), a exportação do café baiano registrou um crescimento de 480% em abril deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024. O salto, considerado “impressionante” pela entidade, foi impulsionado pela valorização do grão no mercado internacional e pela ampliação da base de compradores – com destaque para os Estados Unidos.
Os números refletem essa expansão: as vendas externas saltaram de US$ 9 milhões para US$ 52,6 milhões em abril de 2025.
Recentemente, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, chegou a declarar que produtos tropicais não cultivados em solo americano, como café, cacau e manga, poderiam receber isenção tarifária. No entanto, o café acabou incluído no decreto de Trump, frustrando expectativas do setor.
Além do café, as novas tarifas atingem também a exportação de carnes bovina, suína e de frango, aumentando a preocupação de produtores brasileiros com a competitividade dos seus produtos no mercado norte-americano.
Relacionadas
Trump busca justificativa para recuar do tarifaço após reunião com Lula
28/10/2025 às 06:00
Por Redação
Lula diz que teve 'uma ótima reunião' com Trump e indica início de acordo sobre tarifas
26/10/2025 às 08:10
Por Redação
Museu do Louvre, em Paris, tem joias roubadas em assalto inédito e fica fechado
19/10/2025 às 10:49
Por Redação
