Professores de Salvador encerram greve após acordo com a Prefeitura
Por Redação
18/07/2025 às 18:10

Foto: Crédito: Valter Pontes/ Secom PMS
Os professores da rede municipal de Salvador decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (18), após assembleia realizada no Ginásio de Esportes dos Bancários, no Centro da cidade. A paralisação, iniciada em 6 de maio, começou após a categoria rejeitar o reajuste salarial proposto pela Prefeitura.
Durante o movimento, a Justiça chegou a declarar a greve ilegal e determinou o retorno imediato dos profissionais às salas de aula. Nesta sexta, o Diário Oficial do Município publicou a ordem de retomada das atividades, alertando que o não comparecimento poderá ser considerado abandono de função.
Segundo Rui Oliveira, presidente da APLB Sindicato, o acordo com a Prefeitura será assinado ainda nesta sexta-feira. Os detalhes da negociação não foram divulgados. Na quinta-feira (17), o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou em entrevista que foi acertado o pagamento do piso nacional para os professores, fixado em R$ 4.867,77.
A expectativa é que todas as escolas da rede retomem as atividades na próxima semana. Rui Oliveira também confirmou que o calendário escolar será reajustado, após dois meses de greve, mas o formato dessa readequação ainda está em discussão. A projeção é de que o ano letivo seja estendido até janeiro de 2026.
A rede municipal de ensino de Salvador atende cerca de 131 mil alunos, distribuídos em 415 escolas.
Relacionadas
Obras alteram itinerário de ônibus no Rio Vermelho neste fim de semana
19/07/2025 às 06:29
Por Redação
Prefeitura abre inscrições para programa que oferece mudança gratuita de categoria da CNH para mulheres
18/07/2025 às 10:14
Por Redação
Vídeo registra tiroteio intenso entre facções no Engenho Velho da Federação
18/07/2025 às 08:24
Por Redação