Home
/
Notícias
/
Polícia
/
PF deflagra nova fase da Overclean com mandados de busca e afastamento de servidores na Bahia
PF deflagra nova fase da Overclean com mandados de busca e afastamento de servidores na Bahia
Por Redação
27/06/2025 às 08:37

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações, desviar recursos de emendas parlamentares e praticar crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador, Camaçari (Região Metropolitana), Boquira, Ibipitanga e Paratinga (sudoeste baiano). Três servidores públicos também foram afastados cautelarmente de suas funções por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
As investigações apontam que o grupo atuava na liberação de emendas parlamentares para os municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga entre 2021 e 2024, mediante o pagamento de propina. Há indícios de manipulação de processos licitatórios para favorecer empresas envolvidas no esquema.
Entenda
A Operação Overclean investiga uma organização criminosa que teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão em fraudes envolvendo recursos públicos oriundos de emendas parlamentares. O esquema operava por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com foco na Coordenadoria Estadual da Bahia (CEST-BA).
Nas fases anteriores da operação, 16 pessoas foram presas. Destas, 11 foram soltas por decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) em dezembro do ano passado.
Relacionadas
Policiais envolvidos na morte de jovens em Camaçari são afastados do patrulhamento
12/07/2025 às 06:59
Por Redação
Adolescente desvia R$ 5,6 mil da conta do avô para comprar moedas em jogo online na Bahia
11/07/2025 às 16:27
Por Redação
Polícia aponta que vereadora do PT morta a facadas atuava como “tesoureira” de facção criminosa
11/07/2025 às 14:50
Por Redação