Após cinco dias, os ônibus voltaram a circular nos bairros do Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina, em Salvador. Ainda de forma gradativa, o retorno do transporte público aconteceu na manhã desta segunda-feira (13).
Ao PS Notícias, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) confirmou o retorno do transporte público ao Complexo do Nordeste de Amaralina. Além disso, o policiamento segue reforçado nos bairros.
O serviço estava suspenso nas localidades desde a tarde da última quarta-feira (8), quando uma criança, de 9 anos, foi baleada durante uma ação policial no Nordeste de Amaralina. O menino de 9 anos estava a caminho da escola, com o pai, quando começou uma troca de tiros. Uma das balas acertou uma das nádegas do garoto e a outra atingiu a mão de raspão.
Na noite desta quarta-feira (8), moradores do Vale das Pedrinhas fizeram protestos. Os manifestantes atearam fogo em itens no meio da via. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para debelar o fogo. Dessa forma, os moradores chegaram a se posicionar na frente do caminhão para impedir os bombeiros de apagar o fogo. O protesto seguiu para a via principal, Avenida Juracy Magalhães. Assim, os moradores pararam um coletivo e pediram para os passageiros descerem.
Além disso, mais tarde, um ônibus foi incendiado nas proximidades Parque da Cidade e interditou a via que dá acesso ao bairro do Itaigara. Os dias seguintes ficaram marcados por outras manifestações. Os ônibus deixaram de acessar os bairros e tiveram os finais de linha improvisados.