
Médicos da rede estadual suspendem greve após decisão da Justiça baiana
Por Redação
02/08/2025 às 05:18

Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A greve iniciada pelos médicos da rede estadual de saúde da Bahia foi suspensa nesta sexta-feira (1º), um dia após o início da paralisação. A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA) após o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) conceder uma liminar que considerou a greve ilegal e impôs multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
A paralisação afetou cinco unidades de referência em Salvador: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), Maternidade Tsylla Balbino e Maternidade Albert Sabin. Durante o movimento, os médicos mantiveram os atendimentos de urgência e internações, restringindo apenas os casos de menor gravidade (fichas verdes e azuis) e procedimentos eletivos.
Em nota, o Sindimed destacou que a mobilização foi conduzida de forma “responsável e cuidadosa”, sem comprometer a vida dos pacientes. A entidade afirmou que acatará a decisão judicial, mas continuará buscando soluções para as demandas que motivaram a paralisação.
O sindicato também rebateu declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que havia citado diálogo com a categoria. Segundo o Sindimed, não houve qualquer contato com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desde o dia 24 de julho. A informação já havia sido antecipada pelo bahia.ba na quinta-feira (31).

Relacionadas
Neoenergia Coelba remove 4 toneladas de fios clandestinos em municípios baianos
02/08/2025 às 13:25
Por Redação
Cidades sem SAC na Bahia passam a emitir nova carteira de identidade com kit multibiométrico
02/08/2025 às 12:03
Por Redação
Jéssica Senra retorna à TV Bahia com novo programa sobre empreendedorismo
02/08/2025 às 05:16
Por Redação