Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula critica derrubada da MP tributária e afirma que decisão é jogar contra o Brasil
Lula critica derrubada da MP tributária e afirma que decisão é jogar contra o Brasil
Por Redação
09/10/2025 às 07:50

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar a Medida Provisória 1303, que previa mudanças na tributação de fundos exclusivos, apostas esportivas e criptoativos. A votação, realizada nesta quarta-feira (8), representou uma derrota política para o governo, mas, segundo Lula, o impacto maior recai sobre a sociedade brasileira.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula afirmou que a decisão dos deputados não é uma derrota para o governo, mas para o país. Segundo ele, a MP tributária buscava corrigir distorções históricas no sistema fiscal, garantindo que os mais ricos contribuíssem de maneira mais justa com as contas públicas.
“A decisão da Câmara de derrubar a medida provisória que corrigia injustiças no sistema tributário não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro”, escreveu o presidente. “Essa medida reduzia distorções ao cobrar a parte justa de quem ganha e lucra mais. Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária.”
O presidente também acusou o Congresso de agir contra o equilíbrio fiscal e de comprometer programas sociais. Segundo ele, a rejeição da MP 1303 enfraquece a capacidade do governo de financiar políticas voltadas à redução da desigualdade.
“O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, afirmou Lula.
Relacionadas
STF começa julgamento do nucleo da desinformação da trama golpísta
13/10/2025 às 08:30
Por Redação
Lula viaja a Roma para abertura do Fórum Mundial da Alimentação
12/10/2025 às 06:30
Por Redação