
Foto: Filipe Araújo/MinC
O presidente Lula está confirmado nos festejos dos 202 anos da Independência da Bahia na próxima quarta-feira (2), no Largo da Lapinha, em Salvador. Conforme apurado pela reportagem do PS Notícias, a agenda o chefe do Palácio do Planalto na capital baiana já está sendo preparada pela equipe presidencial.
A expectativa é que Lula participe do cortejo entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus, no Pelourinho, como tem ocorrido em anos anteriores. No ano passado, o petista desfilou em um carro acompanhado de políticos como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e ministros como Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes ), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Laércio Portela (Secom).
Independência do Brasil na Bahia
A festa do 2 de Julho remete ao ano de 1823, quando os movimentos populares expulsaram, de forma definitiva, as tropas portuguesas que ainda resistiam à independência do país, declarada no ano anterior por Dom Pedro II.
No ano passado, ao participar do cortejo em Salvador, Lula defendeu a participação do chefe do Executivo tanto na festa de independência do país, quanto da independência da Bahia.
“Eu não nego a independência do Brasil, é um fato histórico, mas eu acho que a gente tem que dar dimensão ao que aconteceu aqui na Bahia no dia 2 de julho de 1823”, disse o petista na ocasião.
Relacionadas
Gleisi diz que Lula deve sancionar isenção do IR na próxima terça (11)
09/11/2025 às 10:19
Por Redação
Lula defende ação conjunta e tributação de super-ricos para financiar combate ao clima
08/11/2025 às 09:28
Por Redação
