
Home
/
Notícias
/
Política
/
Jerônimo diz que Bahia é "estado de paz" ao comentar dados do Anuário de Segurança Pública
Jerônimo diz que Bahia é "estado de paz" ao comentar dados do Anuário de Segurança Pública
Por Redação
28/07/2025 às 12:39

Foto: Foto: Adriel Francisco/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta segunda-feira (28) que "a Bahia é um estado de paz", ao comentar os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, que colocam o estado com o maior número absoluto de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em 2024.
“Todos sabem que a Bahia é um estado de paz. Mas é um tema muito sensível, que chega dentro da casa das pessoas”, disse Jerônimo durante entrevista a um grupo de rádios em Barreiras, no oeste baiano.
De acordo com o levantamento divulgado na última quinta-feira (24), a Bahia registrou 6.036 mortes violentas no ano passado. Embora o número ainda seja o mais alto entre os estados brasileiros, houve uma redução de 8,4% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 6.579 mortes. O relatório também aponta que cinco das dez cidades com maiores taxas de homicídio do país estão em território baiano — entre elas, Jequié, que teve 131 mortes e uma taxa de 77,6 homicídios por 100 mil habitantes.
Diante da repercussão dos dados, Jerônimo atribuiu parte da violência ao crescimento do crime organizado no Brasil e cobrou mais apoio do governo federal. “Esse é um tema que já é internacional. Todos os países estão preocupados com facções e com o capital que financia o crime”, afirmou.
O governador também voltou a criticar a fragilidade das fronteiras brasileiras, destacando que a entrada de armas e drogas impacta diretamente a segurança pública dos estados. “Tenho cobrado muito do presidente Lula e pedido ao ministro Lewandowski que nos ajudem com as fronteiras. A Bahia faz divisa com oito estados. Não é simples”, disse.
Medidas do governo
Ao destacar as ações da sua gestão na área da segurança pública, Jerônimo mencionou investimentos em policiamento, infraestrutura, tecnologia e inteligência. Segundo ele, quatro mil novos policiais estão sendo formados, com metade já prevista para entrar em ação no início de 2026.
“Nós temos investido fortemente em todas as frentes: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. Só este ano, apreendemos 45 fuzis na Bahia — e eles não são fabricados aqui”, ressaltou.
O governador também mencionou a ampliação do uso de tecnologias como o reconhecimento facial. De acordo com ele, quase 1.300 pessoas foram presas em 2024 sem que fosse necessário disparo de arma de fogo, graças ao trabalho de inteligência. “Temos realizado operações praticamente todos os dias. O esforço é grande, e já vemos resultados positivos em cidades como Jequié e Juazeiro”, afirmou.
Apesar de adotar um discurso otimista, Jerônimo reconheceu que os números ainda preocupam. “Não estou fugindo do tema. Mas a violência não é um problema só da Bahia. Outros estados também enfrentam essa realidade — e de forma intensa”, concluiu.

Relacionadas
Dentista é encontrado morto dentro de apartamento em bairro nobre de Salvador
30/07/2025 às 10:25
Por Redação
Prefeita que beijou Belo em show volta a viralizar ao responder morador: "Troque a lâmpada você mesmo"
29/07/2025 às 12:10
Por Redação