A equipe BahiaRT, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), sagrou-se campeã mundial na categoria “Flying Robots” (robôs voadores) da RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial. O torneio, conhecido como a “Copa do Mundo de Robôs”, acontece pela primeira vez em Salvador e segue com programação aberta ao público até este domingo (20).
A modalidade de drones, criada por um brasileiro, ainda busca consolidação dentro da RoboCup. As provas envolvem desafios como a entrega de kits de primeiros socorros, busca por vítimas em locais de difícil acesso e inspeções automatizadas.
Com uma vantagem de 20 pontos sobre o segundo colocado — a equipe TechAgroS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) — o BahiaRT garantiu o título inédito e a oportunidade de representar o estado em casa.
Competição global
Realizada desde 1997, esta é a segunda vez que a RoboCup acontece no Brasil e a primeira em Salvador. O evento reúne mais de 2 mil competidores e 40 delegações internacionais, incluindo representantes dos Estados Unidos, Japão e China.
A Bahia conta com seis equipes, de quatro instituições: Uneb, Colégio da Polícia Militar (CPM), Instituto Federal da Bahia (IFBA) — campus Eunápolis — e Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista.
Além das competições, a RoboCup apresenta inovações como robôs futebolistas, máquinas assistentes para serviços domésticos, drones de resgate e cães-robôs, mostrando como a robótica e a inteligência artificial estão cada vez mais próximas da realidade cotidiana.