Home
/
Notícias
/
Bahia
/
Banda Clareou ameaça acionar Ivete Sangalo na Justiça por uso indevido de marca em turnê
Banda Clareou ameaça acionar Ivete Sangalo na Justiça por uso indevido de marca em turnê
Por Redação
09/07/2025 às 10:21

Foto: Foto: Divulgação
A banda de pagode Clareou divulgou nesta terça-feira (8) uma nota pública em que acusa a cantora Ivete Sangalo de utilizar indevidamente a marca “Clareou” no título de sua nova turnê, intitulada Ivete Clareou. O grupo afirma ter o registro exclusivo da marca desde 2010 e não ter sido consultado previamente pela equipe da artista baiana.
De acordo com o comunicado, o nome “Clareou” está registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na classe correspondente ao segmento de entretenimento e atividades musicais — o que inclui turnês, shows e eventos.
“A equipe da artista persistiu no uso não autorizado da marca e, ainda, protocolou junto ao INPI pedidos de registro das marcas ‘Clareou’ e ‘Ivete Clareou’ na mesma classe já ocupada legalmente pelo grupo Clareou, tentativa que configura uma clara violação de direitos marcários”, afirma a nota.
O grupo também revelou ter feito tentativas de diálogo com a equipe de Ivete, sem sucesso. Em tom crítico, a banda acusou a equipe da cantora de desrespeitar sua história e classificou a conduta como concorrência desleal.
“O Grupo Clareou expressa seu profundo desconforto e repúdio ao uso indevido de sua marca, bem como ao desrespeito à sua trajetória e ao projeto musical ‘Do Nada Clareou’, também com registro ativo no INPI”, afirma outro trecho da nota.
Diante do impasse, os integrantes anunciaram que preparam medidas administrativas e judiciais, tanto na esfera cível quanto criminal, para proteger a marca.
A turnê
A turnê Ivete Clareou tem cinco datas confirmadas: São Paulo (25/10), Belo Horizonte (01/11), Rio de Janeiro (22/11), Salvador (30/11) e Porto Alegre (13/12). Ivete estuda a inclusão de novas apresentações, mas o cronograma completo ainda não foi divulgado oficialmente.
A reportagem procurou a equipe de Ivete Sangalo para comentar o caso, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto. O espaço segue aberto para manifestação.
Relacionadas
Servidor público sobrevive após carro ser engolido durante temporal na Bahia
10/11/2025 às 06:00
Por Redação
Prefeita de cidade da Bahia ‘quebra tudo’ em palco de show da banda de pagode La Fúria
09/11/2025 às 09:00
Por Redação
