O Banco Central (BC) suspendeu cautelarmente, nesta semana, a participação de mais três instituições financeiras no sistema Pix. A medida atinge a Voluti Gestão Financeira, a Brasil Cash e a S3 Bank, que são investigadas por suposto envolvimento no recebimento de recursos desviados durante um ataque cibernético contra a empresa de tecnologia C&M Software.
As novas suspensões se somam às já aplicadas anteriormente contra a Transfeera, Soffy e Nuoro Pay, totalizando seis instituições financeiras temporariamente desconectadas do Pix.
De acordo com o BC, a decisão tem caráter preventivo e visa proteger o funcionamento do sistema de pagamentos instantâneos, conforme previsto no Artigo 95-A da Resolução nº 30, de outubro de 2020. A norma autoriza a suspensão de participantes do Pix cuja atuação coloque em risco a integridade da plataforma.
Segundo a TV Brasil, os danos causados pelo ataque já somam pelo menos R$ 530 milhões desviados de contas de liquidação dos bancos junto ao BC. A suspensão das seis instituições tem duração inicial de 60 dias, período em que o Banco Central deve aprofundar as investigações para apurar a possível participação ou conivência das empresas com o esquema de fraude.
O caso segue em apuração pelas autoridades financeiras e de segurança cibernética.