Home
/
Notícias
/
Bahia
/
Após pressão, Jerônimo veta projeto que ameaçava funcionamento de cartórios na Bahia
Após pressão, Jerônimo veta projeto que ameaçava funcionamento de cartórios na Bahia
Por Redação
21/07/2025 às 19:25

Foto: Foto: Reprodução
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou atrás e vetou integralmente o projeto de lei que poderia levar ao fechamento de quase 500 cartórios no estado. O texto havia sido enviado pelo próprio Executivo e aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 17 de junho.
A proposta previa a redução do repasse para o Fundo Especial de Compensação (Fecom) — que custeia cartórios deficitários — de 12,2% para 9%. Segundo a Associação de Notários e Registradores do Brasil na Bahia (Anoreg/BA), a mudança colocaria em risco a manutenção de aproximadamente 460 unidades, especialmente em regiões mais carentes.
Responsáveis por serviços essenciais como certidões de nascimento e registros de imóveis, muitos prestados gratuitamente, os cartórios são considerados fundamentais para garantir o acesso à cidadania.
A Anoreg/BA e a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) chegaram a encaminhar um ofício ao governador, alertando sobre o impacto da medida e pedindo o veto. Diante da pressão das entidades, Jerônimo recuou e barrou a proposta.
Relacionadas
Serviço SAC inicia atendimento por ordem de chegada para emissão da CIN
30/08/2025 às 07:38
Por Redação
Nasce bebê de mulher que descobriu gravidez aos 9 meses na Bahia
29/08/2025 às 13:10
Por Redação
Caminhoneiro morre soterrado por carga de soja após acidente na BR-324
29/08/2025 às 08:15
Por Redação