Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa descarta candidatura ao governo da Bahia em 2026 e confirma Jerônimo na disputa pela reeleição

Rui Costa descarta candidatura ao governo da Bahia em 2026 e confirma Jerônimo na disputa pela reeleição

Por Redação

08/07/2025 às 09:23

Imagem de Rui Costa descarta candidatura ao governo da Bahia em 2026 e confirma Jerônimo na disputa pela reeleição

Foto: Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), descartou, nesta segunda-feira (7), a possibilidade de disputar o governo da Bahia nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Rui confirmou que o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) será o nome do grupo político na disputa pela reeleição.

“Eu não serei candidato a governador. O candidato a governador é Jerônimo Rodrigues. Isso eu posso afirmar hoje”, declarou o ministro, ao ser questionado sobre uma eventual candidatura ao Executivo estadual.

Rui evitou cravar se concorrerá a outro cargo, como o Senado, e afirmou que essa definição ficará para o início do próximo ano, após diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Na posição que eu estou, eu não posso antecipar uma posição minha este ano e não tenho feito isso. Tenho uma função dentro do governo que é organizar as entregas e estou fazendo isso 12, 14, 18 horas por dia”, afirmou.

Nos bastidores, no entanto, o nome de Rui já é ventilado como um possível candidato ao Senado em 2026. Segundo aliados, ele tem demonstrado disposição para entrar na disputa.

Durante a entrevista, o ministro também minimizou as estimativas de que cerca de 20 ministros deixarão o governo para concorrer nas eleições. “Acho que a conta está um pouco inflada, não tem isso tudo de candidato, não”, avaliou.

Ainda no programa, Rui Costa criticou a decisão do Congresso Nacional de derrubar, por meio de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), o decreto presidencial que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Segundo ele, a medida compromete a capacidade de gestão do governo federal.

“Se o governo não conseguir mais editar decreto, não conseguir fazer portaria, acabou o governo. Isso precisa ser discutido”, declarou. Para Rui, o debate vai além da questão tributária e atinge a autonomia do Executivo para regulamentar políticas públicas.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.