Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Projeto cria cadastro de condenados por violência contra a mulher na Bahia

Projeto cria cadastro de condenados por violência contra a mulher na Bahia

Por Redação

11/09/2025 às 07:40

Imagem de Projeto cria cadastro de condenados por violência contra a mulher na Bahia

Foto: Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O deputado estadual Jordavio Ramos (PSDB) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) projeto de lei que cria o cadastro estadual de pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher. O projeto garante o acesso da sociedade a esse cadastro, com objetivo de dar maior proteção e prevenir casos de violência de gênero.

O PL nº 25.937/2025 estabelece que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) será responsável pela elaboração, atualização e disponibilização do cadastro, que deve ser acessível a qualquer cidadão por meio de consulta na internet na página oficial do governo da Bahia.

O cadastro deve reunir informações do condenado, como nome completo, fotografia atualizada, número do processo, instância da condenação e informações resumidas sobre o crime praticado. As informações devem ficar disponíveis para consulta no prazo de duração da pena. 

O projeto será analisado pelas comissões da ALBA. Caso o projeto seja aprovado, o poder executivo terá o prazo de 90 dias para regulamentar a nova lei.

O autor do projeto afirma que medida semelhante foi instituída no estado do Piauí, com resultados exitosos. Para Jordavio, o cadastro é “um passo importante no fortalecimento das políticas públicas de combate à violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de maior justiça e segurança para toda a população”, argumenta.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.