Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Pesquisas com animais na Ufba correm risco de suspensão se universidade não cumprir norma até setembro

Pesquisas com animais na Ufba correm risco de suspensão se universidade não cumprir norma até setembro

Por Redação

21/07/2025 às 08:40

Imagem de Pesquisas com animais na Ufba correm risco de suspensão se universidade não cumprir norma até setembro

Foto: Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Pesquisadores e estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que realizam experimentos com roedores enfrentam uma corrida contra o tempo para não terem suas atividades suspensas. A instituição tem até 17 de setembro deste ano — menos de dois meses — para se adequar às exigências legais que regulamentam o uso de animais em pesquisas científicas.

As normas, definidas há cinco anos, preveem medidas como período de quarentena, ambientes climatizados com diferentes níveis de contenção e estruturas adequadas, com pisos e paredes laváveis, visando garantir o bem-estar dos animais utilizados nos estudos. Apesar disso, até agora, nenhuma providência efetiva havia sido adotada pela universidade.

O alerta veio em março deste ano, quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou a portaria nº 9.037/2025, determinando que todas as instituições de pesquisa do país devem se adequar às normas e renovar o credenciamento para o uso de animais em até seis meses.

Na Ufba, reuniões foram realizadas desde então, mas as ações concretas ainda não saíram do papel. Somente no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), no bairro do Canela, em Salvador, cinco programas de pós-graduação e mais de dez pesquisadores dependem do uso de roedores para estudos sobre doenças como Parkinson, hipertensão e disfunção erétil.

Entre as alternativas discutidas, chegou a ser elaborada a planta de um novo biotério — espaço destinado à criação e manejo dos animais — dentro do ICS. No entanto, as obras ainda não começaram, e a área reservada segue sendo utilizada para atendimento ao público externo.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.