Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula e presidente do Paraguai retomam negociações sobre Itaipu após crise provocada por suposta espionagem da Abin

Lula e presidente do Paraguai retomam negociações sobre Itaipu após crise provocada por suposta espionagem da Abin

Por Redação

04/07/2025 às 17:33

Imagem de Lula e presidente do Paraguai retomam negociações sobre Itaipu após crise provocada por suposta espionagem da Abin

Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Santiago Peña, do Paraguai, anunciaram nesta quinta-feira (3) a retomada das negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata das regras de partilha da energia excedente da usina binacional. O anúncio marca um novo capítulo nas relações bilaterais após uma crise diplomática envolvendo denúncias de espionagem por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O encontro entre os dois chefes de Estado ocorreu em Buenos Aires, na residência da Embaixada do Brasil, pouco antes da abertura oficial da 66ª Cúpula do Mercosul. A reunião teve como foco a reaproximação diplomática e a reafirmação de compromissos entre os países vizinhos.

“Como corresponde a países irmãos, manifestei minha preocupação pelo caso de espionagem e solicitei a vontade plena das autoridades brasileiras para esclarecimentos dos fatos”, declarou Peña, ao final da reunião. A suposta operação ilegal de monitoramento, realizada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, está sendo investigada pela Polícia Federal brasileira.

Lula reconheceu a gravidade do episódio e reforçou o compromisso do governo com a transparência. “Conversamos a respeito das investigações sobre as atividades da Abin no Paraguai, quando reiteramos o respeito e o diálogo como princípios fundamentais da relação entre nossos dois países”, afirmou o presidente brasileiro por meio das redes sociais.

Além do tratado de Itaipu, os líderes também discutiram projetos de integração regional, como a Ponte da Integração, que ligará os dois países. Do lado brasileiro, 80% das obras já foram concluídas, e a entrega está prevista para dezembro deste ano.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.