Home

/

Notícias

/

Polícia

/

Grupo é detido com armas em área de conflito indígena no sul da Bahia

Grupo é detido com armas em área de conflito indígena no sul da Bahia

Por Redação

03/07/2025 às 12:00

Imagem de Grupo é detido com armas em área de conflito indígena no sul da Bahia

Foto: Foto: Divulgação

Quatro pessoas foram detidas nesta quarta-feira (2) após serem flagradas com armas e munições no território indígena de Barra Velha, localizado em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A região é marcada por tensões fundiárias entre comunidades indígenas e fazendeiros.

Segundo a Polícia Federal, o flagrante ocorreu durante patrulhamento realizado por agentes da corporação com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, que atua na área desde abril para reforçar o policiamento em meio aos conflitos por disputa de terras.

Entre os detidos estão dois adultos e dois adolescentes. Todos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro. A PF conduzirá as investigações para apurar a origem das armas, possíveis vínculos com organizações criminosas e demais circunstâncias do caso.

O envio da Força Nacional à região foi anunciado em abril pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com permanência prevista de 90 dias. A medida ocorreu após episódios de violência envolvendo indígenas da etnia Pataxó.

Um dos casos mais graves aconteceu no dia 4 de abril, no município de Prado, também no extremo sul do estado, quando João Celestino Lima Filho, de 50 anos, foi morto durante um conflito em uma fazenda. Segundo a polícia, cerca de 20 indígenas da Aldeia Reserva dos Quatis, localizada no território Comexatibá, teriam ocupado a propriedade com o objetivo de retomar a área.

Ainda em abril, um grupo que se identificou como juventude do Território Indígena Pataxó de Comexatibá ocupou a entrada do Parque Nacional do Descobrimento, também em Prado, permanecendo no local por cerca de 20 dias.

A Força Nacional é composta por policiais militares, civis, bombeiros e peritos, e é acionada em situações de emergência para atuação conjunta com as forças de segurança locais.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.