Home
/
Notícias
/
Brasil
/
Governo prepara reação à tarifa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros
Governo prepara reação à tarifa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros
Por Redação
03/08/2025 às 11:54

Foto: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O governo do presidente Lula (PT) deve anunciar, ainda nesta semana, um conjunto de medidas para enfrentar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A taxação, oficializada pelo presidente americano Donald Trump na última semana, entra em vigor na próxima quarta-feira (6).
A equipe econômica está finalizando um plano de contingência que busca minimizar os prejuízos às empresas afetadas e conter o risco de demissões em larga escala. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), as ações estão sendo ajustadas com cautela e passarão por diálogo com centrais sindicais antes da divulgação oficial.
Na linha de frente das negociações, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) retomará encontros com representantes de setores prejudicados, a fim de mensurar os danos provocados pelo aumento tarifário. Alckmin lidera os esforços do governo brasileiro para buscar soluções junto ao setor produtivo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), cerca de 35,9% das exportações do Brasil aos Estados Unidos estão diretamente atingidas pela nova tarifa.
Relacionadas
Governo Lula propõe tarifa zero no transporte público aos domingos e feriados
29/08/2025 às 08:00
Por Redação
População brasileira é estimada em 213,4 milhões, segundo novo dado do IBGE
28/08/2025 às 09:02
Por Redação