Home
/
Notícias
/
Salvador
/
Garçom do Outback é demitido por racismo e tem justa causa mantida pela Justiça
Garçom do Outback é demitido por racismo e tem justa causa mantida pela Justiça
Por Redação
21/07/2025 às 19:20

Foto: Crédito: Shutterstock
Um garçom do Outback Steakhouse, em Salvador, foi demitido por justa causa após fazer um comentário racista contra uma colega de trabalho. O episódio, que aconteceu em janeiro de 2022, só foi divulgado pela Justiça do Trabalho nesta segunda-feira (21).
De acordo com o processo, o funcionário questionava colegas sobre os horários de saída do restaurante quando uma das atendentes respondeu que costumava sair à meia-noite e outra, à 1h da manhã, por permanecer até o fechamento. Na ocasião, o garçom afirmou que a colega — por ser preta — deveria trabalhar ainda mais, usando inclusive termos ofensivos.
Dois dias após o episódio, o Outback dispensou o funcionário por justa causa. Inconformado, o garçom entrou na Justiça pedindo a reversão da demissão. Em sua defesa, alegou que a fala foi uma “brincadeira” e disse ter pessoas negras na família.
A empresa, por sua vez, argumentou que a dispensa ocorreu devido ao comportamento discriminatório do trabalhador no ambiente profissional.
A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) rejeitou o pedido do garçom e manteve a demissão por justa causa. A decisão ainda cabe recurso.
Relacionadas
Prefeitura de Salvador promove Dia D de vacinação antirrábica em cães e gatos
30/08/2025 às 09:00
Por Redação
Motociclista morre em acidente com ônibus em Campinas de Pirajá
30/08/2025 às 08:53
Por Redação