Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Empregada doméstica é resgatada em situação análoga à escravidão após mais de 50 anos sem salário na Bahia

Empregada doméstica é resgatada em situação análoga à escravidão após mais de 50 anos sem salário na Bahia

Por Redação

26/08/2025 às 07:00

Imagem de Empregada doméstica é resgatada em situação análoga à escravidão após mais de 50 anos sem salário na Bahia

Foto: Foto: MTE

Uma empregada doméstica de 64 anos foi resgatada em situação análoga à escravidão em uma casa na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo a pasta, a mulher trabalhou por mais de cinco décadas para a mesma família, sem nunca ter recebido salário. Além disso, a vítima, que é pensionista do INSS, tinha os valores do benefício mensal retirados pelos empregadores, sem receber qualquer repasse.

Durante esse período, ela foi "passada" de uma geração da família à outra. Na residência onde foi encontrada, era impedida de sair de casa, sofria maus-tratos e precisava ficar disponível para trabalhar durante todo o dia.

A vítima foi localizada em condições degradantes, sem acesso a cuidados de saúde e sem nenhum dente. Ela foi acolhida por equipes do MTE após o resgate.

O Ministério do Trabalho não divulgou, até o momento, quais medidas serão tomadas contra os responsáveis por mantê-la nessa condição.

Denúncias de trabalho análogo à escravidão podem ser feitas anonimamente por meio do Sistema Ipê, disponível online. Quanto mais informações forem fornecidas, maiores as chances de a fiscalização identificar e confirmar casos de violação de direitos trabalhistas.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Hora1 © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.