
Foto: Foto: Divulgação/Pixabay
O dólar à vista subiu 1,05% nesta quarta-feira (9), fechando a R$ 5,50, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que pretende impor tarifas comerciais ao Brasil. A reação do mercado reflete a tensão entre os dois países e a aversão ao risco dos investidores.
Trump afirmou que o Brasil “não tem sido bom para nós” e que anunciará, ainda nesta quarta ou na quinta-feira, a alíquota de uma nova tarifa sobre produtos brasileiros. Ele também mencionou a possibilidade de taxar importações de cobre, semicondutores e medicamentos.
Em resposta, o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre um comunicado divulgado pela representação diplomática em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A nota fala em “perseguição política”, repetindo falas de Trump.
Com a escalada da crise diplomática e o baixo volume de negociações por conta do feriado em São Paulo, o dólar futuro também avançou e chegou a R$ 5,52 na B3.
Relacionadas
EUA passam a exigir redes sociais abertas para estudantes conseguirem visto
25/08/2025 às 07:25
Por Redação
EUA acusam programa Mais Médicos de explorar profissionais cubanos
15/08/2025 às 08:15
Por Redação