Home
/
Notícias
/
Salvador
/
Carla Akotirene receberá Comenda Maria Quitéria da Câmara Municipal de Salvador
Carla Akotirene receberá Comenda Maria Quitéria da Câmara Municipal de Salvador
Por Redação
26/07/2025 às 14:21

Foto: Crédito: José Cruz/Agência Brasil
A intelectual baiana Carla Akotirene, referência nacional nos debates sobre racismo, interseccionalidade, feminismo negro e equidade de gênero, será homenageada em setembro com a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara Municipal de Salvador.
A honraria é destinada a mulheres que se destacam por suas contribuições relevantes à cidade de Salvador ou ao estado da Bahia. A comenda leva o nome de Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil na Bahia e primeira mulher a integrar as forças armadas do país.
Ao comentar a homenagem, Carla ressaltou o simbolismo da figura de Maria Quitéria para a luta das mulheres, especialmente das mulheres negras. “Ao se vestir de soldado para ir à guerra, ela incorporou uma experiência cotidiana das mulheres negras: não vivenciar uma feminilidade hegemônica, mas assumir os mesmos papéis que os homens”, afirmou.
Ela também destacou a relação entre o legado da guerreira baiana e o papel assumido por mulheres negras nas comunidades. “Esse lugar de enfrentamento é imposto pelo patriarcado racista às mulheres negras. Somos nós que, diariamente, estamos na linha de frente contra a violência do Estado, protegendo nossos filhos e os filhos da comunidade. Por isso, me identifico com Maria Quitéria: sou uma combatente em prol do povo negro”, declarou.
A iniciativa da homenagem é do vereador Sílvio Humberto (PSB), economista e ativista do movimento negro, que acompanha a trajetória de Carla desde o início dos anos 2000.
Trajetória profissional e intelectual
Há duas décadas, Carla Akotirene se dedica à pesquisa sobre o encarceramento de mulheres negras, atuando em presídios, audiências de custódia e no atendimento a vítimas de violência, como servidora da Saúde de Salvador.
Doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela UFBA e pesquisadora em Políticas de Raça e Gênero, Carla é autora de obras fundamentais como Interseccionalidade (2019), Ó Paí, Prezada (2020) e É Fragrante Fojado Dôtor Vossa Excelência (2024). Em seus livros, analisa de forma crítica as estruturas sociais brasileiras, com foco no sistema de justiça e nas políticas públicas, articulando gênero, raça, classe e território.
Carla também tem atuação destacada na gestão de políticas públicas. Foi conselheira municipal na criação do Estatuto da Igualdade Racial de Salvador e atuou na Secretaria Municipal da Reparação. No âmbito estadual, coordenou o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia, e, em nível federal, integrou o Programa Juventude Viva da então Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, hoje Ministério da Igualdade Racial.
Relacionadas
Inflação em Salvador sobe 0,15% em julho, com passagens aéreas como principal vilã
26/07/2025 às 09:00
Por Redação
Fim de semana em Salvador será marcado por tempo instável e possibilidade de chuvas
26/07/2025 às 05:00
Por Redação
Uso de tadalafila e sildenafila sem orientação médica pode ser perigoso, alerta médica
25/07/2025 às 12:34
Por Redação