O Bahia volta a encontrar um velho conhecido neste sábado (19), às 16h, na Arena Castelão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro: o técnico Renato Paiva, agora à frente do Fortaleza.
O treinador português teve sua primeira experiência no futebol brasileiro comandando o Bahia em 2023. No período, acumulou 49 jogos e 19 vitórias, mas deixou o clube sob críticas da torcida. Depois da saída, Paiva passou pelo Toluca (México) e retornou ao Brasil em 2025 para dirigir o Botafogo. Pela equipe carioca, reencontrou o Bahia em 3 de maio, na Fonte Nova, em jogo do Brasileirão — ocasião em que o Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Cauly. Mesmo após o feito histórico de eliminar o PSG no Mundial de Clubes, Paiva acabou demitido do Botafogo após cair para o Palmeiras nas oitavas da competição.
Agora, assume o Fortaleza no lugar de Juan Pablo Vojvoda e faz sua estreia justamente contra o Bahia. O desafio é grande: o Leão do Pici vive um jejum de nove jogos sem vencer e ocupa a 19ª posição, com apenas 10 pontos.
O Bahia, por outro lado, vive momento positivo. Em 4º lugar, com 24 pontos, o time de Rogério Ceni vem embalado por cinco jogos de invencibilidade, incluindo a vitória por 2 a 1 que eliminou o próprio Fortaleza na Copa do Nordeste.
Os atletas Jean Lucas e Willian José viajaram com a delegação, mas são dúvidas para a partida. O meia cumpre suspensão — a diretoria ainda tenta reverter a decisão — e o centroavante segue em recuperação física.